Apresentação

Endereço:

Rua Mourato Coelho, 798 cj.111 Pinheiros - São Paulo - SP

Tratamentos fisioterápicos em pacientes com paraplegia

O paciente acometido por uma lesão medular, resultando em um caso de paraplegia, pode obter inúmeros benefícios através dos tratamentos fisioterápicos. Além da fisioterapia, os cuidados de uma equipe multidisciplinar são muito importantes, envolvendo também o trabalho de nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Essa integração maximiza os resultados do paciente e impacta positivamente sua qualidade de vida.

Quanto à fisioterapia, seu primeiro passo é prevenir as deformidades articulares que podem ser causadas pela falta de movimentos e auxiliar na recuperação da força muscular dos membros imóveis. Isso é realizado através de exercícios de fortalecimento muscular específicos para cada caso e aplicados com muito cuidado para que o paciente não faça esforços ou sofra outras lesões. Exercícios para o controle da bexiga e do intestino também são essenciais para ajudar o paciente a recuperar sua independência.

Cada caso é um caso e a evolução ou não do quadro pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, depois que o trabalho fisioterápico já ajudou o paciente a adquirir uma certa estabilidade da coluna, é o momento de começar a trabalhar em treinos de equilíbrio e postura.

Os treinos de marcha e tratamentos aquáticos também são muito utilizados na fase final, quando o paciente já está seguro e apto à reabilitação, algo que acontece progressiva e lentamente a partir de muito trabalho e compreensão por parte dos profissionais envolvidos, da família e do próprio paciente. Nessa fase também são implementadas atividades que trabalham o condicionamento respiratório e cardiovascular do paciente.

A Homefisio conta com profissionais altamente capacitados para atender pacientes com as mais complexas necessidades fisioterápicas, inclusive no sistema home care. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui.

Leave a Comment

(0 comentários)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Secured By miniOrange