Mitos e verdades sobre a osteoporose

A osteoporose é uma doença comum, principalmente com o avanço da idade, devido ao processo de envelhecimento do tecido ósseo. A doença dificilmente apresenta sintomas, pois ela age de forma a enfraquecer os ossos e a partir disso é que ocorrem as fraturas.

Veja alguns mitos e verdades sobre a osteoporose:

Quem tem osteoporose sente dores?

MITO. A osteoporose em si não causa nenhum tipo de dor, e como já dito anteriormente, pode até ser uma doença assintomática. Porém, ossos ficam muito mais frágeis e propensos a sofrerem fraturas, e neste caso causar dores ao paciente.

Quem tem osteoporose não pode praticar exercícios?

MITO. A prática de atividades físicas é preventiva e benéfica para casos de osteoporose. Mas é necessário ter cuidado com a atividade escolhida, não podendo ser de alto impacto, para evitar o risco de fraturas. A atividade mais indicada é a caminhada.

A osteoporose é uma doença hereditária?

VERDADE. As chances de um indivíduo ter osteoporose aumentam muito se ele já possui um histórico familiar da doença, porém esse fator não é decisivo. Tendo ou não pais acometidos pela osteoporose, a melhor forma de prevenção é cuidar da alimentação, ingerindo níveis adequados de cálcio, praticar exercícios físicos e realizar a exposição solar diária recomendada (cerca de 10 minutos, antes das 10 horas da manhã), para obtenção de vitamina D.

A osteoporose não tem cura?

VERDADE. Infelizmente, a ciência e a tecnologia ainda não encontraram uma forma de curar a osteoporose. Porém, existem muitos medicamentos e tratamentos que podem ser aplicados para garantir uma boa qualidade de vida ao paciente. A fisioterapia é um dos tratamentos indicados e ajuda muito no fortalecimento dos ossos e articulações.

A Homefisio conta com profissionais altamente capacitados para atender pacientes com as mais complexas necessidades fisioterápicas, inclusive no sistema home care. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui.