Entenda melhor a Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa que compromete a parte lateral da medula, “matando” os neurônios motores e resultando na paralisia dos músculos do corpo do paciente.

A doença costuma se manifestar com uma simples fraqueza em algum membro, como uma mão, um pé, ou na garganta, dificultando a deglutição. Os sintomas iniciais costumam ser dificuldades para caminhar, escrever, falar, engolir, atividades diárias em geral, que possam ser afetadas por essa fraqueza.

Seu diagnóstico pode demorar um tempo, pois os sintomas podem ser facilmente confundidos com diversos outros tipos de doenças mais simples, e essa demora no diagnóstico afeta muito o tratamento, já que a doença costuma apresentar uma evolução rápida e irreversível.

Apenas cerca de 10% dos casos de ELA são hereditários e as causas da enfermidade ainda não foram esclarecidas pelos estudiosos, que apenas afirmam que assim como qualquer outra doença degenerativa, a melhor maneira de prevenção é a adoção de um estilo de vida saudável.

Além do comprometimento físico causado pela ELA, as consequências emocionais são extremamente impactantes, e não atingem apenas o paciente, mas a sua família, amigos e cuidadores também. Por isso, o convívio social é fundamental, visto que os pacientes que continuam suas atividades sociais, de acordo com suas possibilidades, sofrem muito menos e podem obter uma evolução mais lenta do quadro.

Muitos profissionais são indicados para que a qualidade de vida do portador da ELA seja melhorado, contemplando fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e fisioterapia.

Na fisioterapia, o tratamento a ser aplicado depende muito do estágio em que a doença se encontra. No primeiros estágio, a fisioterapia atua de modo a preservar a independência do paciente, auxiliando o mesmo a conservar sua energia, através de exercícios como alongamento, fortalecimento e resistência muscular e atividades aeróbicas. Nos estágios mais avançados, o fisioterapeuta já deve implementar equipamentos que auxiliem os movimentos e a respiração, além de continuar com exercícios de fortalecimento, de respiração profunda, entre outros. O foco é sempre preservar as habilidades que o paciente ainda possui.

A Homefisio conta com profissionais extremamente capacitados para atender pacientes que sofram com a Esclerose Lateral Amiotrófica, inclusive na modalidade home care. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco por aqui.