Cuidados paliativos e a fisioterapia home car

Os cuidados paliativos trabalham no controle e diminuição da dor e dos sintomas sentidos por pacientes portadores de doenças graves sem possibilidades de cura. Através dos cuidados paliativos, os profissionais da área da saúde conseguem oferecer uma maior qualidade de vida a eles.

A fisioterapia é uma das áreas que pode ajudar e muito nos tratamentos paliativos, pois apesar de as dores causadas pelas doenças serem tratadas também com medicamentos, a fisioterapia possui técnicas específicas que podem auxiliar no controle dessas dores.

Além das dores, a fisioterapia também atua no controle e alívio de outros sintomas como constipação, náuseas e vômitos, fadiga, dificuldades respiratórias e de mobilidade. A especialidade traz grande conforto e segurança ao paciente, dia após dia, tratando o que ele está sentindo naquele momento através de técnicas como a termoterapia, eletroterapia, cinesioterapia, massagem, etc.

É muito importante que o profissional tenha uma conversa franca com o paciente e seus familiares, explicando exatamente todos os procedimentos que serão realizados e que eles não tem nenhum caráter curativo, mas trazem uma real melhora na qualidade de vida do paciente enquanto presente.

Os cuidados paliativos são essenciais para reintegrar o paciente que passou por um longo período de tratamento, para que possa voltar ao convívio da família e dos amigos e desenvolva atividades de recreação e lazer, desfrutando de todos os momentos. Muitas vezes também são propostas atividades em que o paciente possa desenvolver algumas de suas habilidades manuais, orais, escritas, e afins, para que ele perceba o quanto ainda é produtivo mesmo com suas limitações.

Quando o paciente está com sua situação de saúde estável, sem maiores complicações, os cuidados paliativos podem ser realizados através do sistema de home care, onde um ou mais profissionais prestam assistência domiciliar. Isso faz com que o paciente sinta-se ainda mais confortável e confiante para viver essa etapa.