Cuidados durante a utilização da traqueostomia

A traqueostomia é um procedimento delicado e que deve ser realizado por um profissional habilitado. Entretanto, é importante que a família que está acompanhando o paciente ou até o próprio paciente tenha algumas noções sobre os cuidados essenciais necessários durante o tratamento.

Confira:

– O cadarço que fica na cânula deve ser trocado toda vez que estiver úmido ou sujo com sangue ou qualquer tipo de secreção, para evitar o risco de infecções;

– A troca do cadarço deve ser feita em dupla, para que uma pessoa segure a cânula enquanto a outra realiza a troca;

– Jamais deixe a cânula se obstruir, pois isso impede que o paciente respire. Esteja sempre atento e peça para que o profissional o ensine a maneira correta de fazer a limpeza, estando preparado para qualquer emergência;

– Você está lidando com um paciente que está mais vulnerável aos vírus e bactérias, por isso sempre que for lidar com ele lave muito bem suas mãos e braços com água e sabonete e depois passe álcool;

– Cubra o orifício da cânula superficialmente com uma gaze, para evitar que os poluentes do ar entrem sejam aspirados. Porém, certifique-se de que a gaze não está bloqueando a passagem do ar;

Tenha sempre o acompanhamento de um profissional e em qualquer dúvida não hesite em procurar ajuda. É normal não saber como realizar os procedimentos e aos poucos você vai se adaptando.

A Homefisio conta com profissionais altamente capacitados para atender pacientes com qualquer necessidade fisioterápica, inclusive no sistema homecare. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui.