Como tratar a asma?

A asma é uma doença inflamatória que afeta os pulmões e acontece quando os brônquios – canais de ar dos pulmões – ficam mais estreitos (devido ao processo inflamatório) e dificultam a passagem do ar, comprometendo a respiração.

A asma pode surgir devido ao histórico familiar, quadros alérgicos ou reações inflamatórias a alguma substância química. As crises podem ocorrer quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, mofo, pelos de animais e até fumaça de cigarro. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear uma crise. O processo se inicia geralmente após a aspiração ou inalação de algum agente, que possa irritar os brônquios.

Outro fator importante seria o Refluxo Gastroesofágico, que apesar de ser uma patologia ligada ao sistema digestivo, pode levar a um quadro de broncoaspiração do suco gástrico ou até reação inflamatória da região da faringe e laringe, com extensão para os brônquios.

O tratamento da asma consiste em um trabalho conjunto de atividades respiratórias que têm como objetivo a diminuição das frequências das crises, com o tratamento clinico (medicação, ministrada pelo médico do paciente).

A equipe da Homefisio tem conhecimentos especializados em tratamentos para todas as idades. Desde exercícios respiratórios passivos em crianças com idade mais baixa até exercícios para adultos. Os fisioterapeutas acompanham o paciente em todos os estágios do tratamento e também estão preparados para situações agudas nas crises, com procedimentos de higiene brônquica, auxiliando pacientes infectados. Há ainda exercícios para melhora da resistência respiratória, quando o quadro geral do paciente está estável, visando o condicionamento físico e resistência cardiopulmonar.

Além disso, os fisioterapeutas são qualificados para oferecer suporte aos pacientes com o uso de Equipamentos na fisioterapia domiciliar, proporcionando maior conforto, menos inconvenientes e orientando a família quanto ao que deve ser feito em casos de crises inesperadas, sempre associados ao tratamento clinico, mantendo contato direto com o médico do paciente, caso haja necessidade.

Fale com a Homefisio e trate de sua família sem precisar sair de casa.