Como a fisioterapia pode auxiliar no tratamento de artrose?

A artrose é uma doença degenerativa causada pelo envelhecimento, decorrente do desgaste das cartilagens e das articulações, sendo mais comum nos idosos. Os sintomas mais comuns da artrose são dores nas articulações da mão, do pescoço, dos joelhos e quadris, devido à sua maior rigidez e perda de elasticidade.

O problema não tem cura, entretanto existem alguns tratamentos fisioterápicos que podem auxiliar muito no controle dos sintomas, juntamente com medicamentos analgésicos e/ou anti inflamatórios indicados pelo médico.

Na fisioterapia, é necessário que o profissional trabalhe com o paciente em algumas técnicas que o ajudem no aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular, porém, sem forçar as articulações.

Alguns dos tratamentos fisioterápicos mais indicados para os casos de artrose são os exercícios em piscina, crioterapia, compressas quentes, e a utilização de aparelhos como ultrassons, laser, magnetoterapia, entre outros.

Todas essas técnicas podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação dos locais afetados e para obter um bom resultado é necessário que sejam realizadas pelo menos três vezes por semana.

Converse com seu médico e seu fisioterapeuta para que eles possam indicar o tratamento mais adequado ao seu caso.

A Homefisio conta com profissionais altamente capacitados para atender pacientes com qualquer necessidade fisioterápica, inclusive no sistema homecare. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui.