Apresentação

Endereço:

Rua Mourato Coelho, 798 cj.111 Pinheiros - São Paulo - SP

Aspiração das vias aéreas: veja a importância.

A aspiração de vias aéreas é um procedimento técnico que consiste em remover a secreção pulmonar acumulada em vias aéreas ou mesmo a saliva parada em região de orofaringe (em paciente com disfagia – dificuldade de deglutição), ajudando desse modo a melhorar a ventilação pulmonar, com consequente melhora do nível de oxigênio no sangue e conforto ao paciente debilitado.

Geralmente é feito quando o paciente não consegue ou não tem mais o reflexo de tosse, ocasionado por uma patologia Neurológica ou por fadiga muscular em paciente mais debilitados, em que somente a tosse não está sendo suficiente para a higiene brônquica.

Trata-se de um processo Invasivo, onde o procedimento pode ser realizado de 3 formas diferentes, nasotraqueal, orotraqueal ou diretamente pela traqueostomia (em paciente que possuem este dispositivo).

Na maioria das vezes é indolor, apesar de geralmente causar uma sensação não muito agradável de coceira na região nasal, e de engasgo quando na região orofaríngea, causada pelo estímulo da sonda de aspiração. É seguro e eficiente, além de proporcionar alívio e bem-estar ao paciente. Pode ser feito em crianças e adultos.

Para este tipo de procedimento, é necessária a avaliação de um Fisioterapeuta, Médico ou Enfermeira.

É importante ressaltar que tal procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado. Se desejar, entre em contato com a Homefisio.

Leave a Comment

(0 comentários)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *