Parkinson

O que é?

O Parkinson é considerado uma doença neuromuscular progressiva, causada pela degeneração dos neurônios responsáveis pela produção da dopamina (hormônio). Geralmente atinge idosos por volta dos 60 anos, sendo que quando ocorrem alguns casos abaixo dos 40 anos, é chamado de Parkinson juvenil.



Sintomas

Os principais sinais da evolução da doença são os tremores, rigidez das articulações, bradicinesia (lentidão da execução dos movimentos), perda do equilíbrio em posição ortostática {em pé} e ao realizar a caminhada, e a inclinação do corpo para frente ao caminhar.

Tratamento

Nossa equipe de fisioterapeutas atua em todas as fases do Parkinson, com objetivo de melhorar as força muscular, melhora da coordenação dos movimentos do dia a dia, como escovar os dentes e pentear os cabelos e a melhora do equilíbrio durante a deambulação (caminhada).



O paciente com Parkinson, geralmente está sujeito a infecções respiratórias, que ocorrem mais com os pacientes acamados. Nestes casos, a fisioterapia atua na manutenção da higiene brônquica, estimulo a tosse, exercícios respiratórios reexpansivos e, em casos mais graves, onde há comprometimento da musculatura respiratória, trabalhamos com os mais avançados aparelhos de ventilação mecânica (BIPAPs / CPAPs), visando a otimização da ventilação pulmonar, com conseqüente melhora do desconforto respiratório.


Entre em Contato!