Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

O que é?

A Esclerose Lateral Amiotrófica consiste na degeneração dos neurônios motores e da medula espinhal, que perdem a sua capacidade de funcionar adequadamente, causando perda de tônus e função muscular. Trata-se de uma patologia crônica e progressiva, sem possibilidade de cura.

Significado das palavras:

Esclerose: Endurecimento.
Lateral: A doença geralmente se manifesta em lado do corpo.
Amiotrofica: Atrofia muscular.

Tratamento

A Homefisio prioriza o começo do tratamento antes que ocorra qualquer perda significativa de força e/ou função muscular, e este tratamento continua durante toda evolução da doença. Objetivamos manter a flexibilidade articular, amplitude de movimento, e força muscular o mais próximo possível do normal. Isto é realizado basicamente através de exercícios, alongamentos e trabalho de conscientização corporal, que auxiliam o paciente a manter uma atividade diária, bem como estimula o mesmo a manter um trabalho contínuo e tonificante.

Nossa equipe trabalha com o paciente sempre respeitando os limites que a doença impõem. Estimulo para deambulação (caminhar), e auxiliar sempre que necessário com apoio, através de bengala e andador. Avaliamos também, a necessidade durante o tratamento, de órteses de posicionamento, para evitar deformidades futuras, que possam prejudicar a evolução do tratamento.

Apesar de ser uma patologia {doença} estritamente neurológica, afetando mais a parte motora do paciente, mantemos atenção a parte respiratória, pois um paciente em fase mais avançada pode apresentar dificuldade para respirar (comprometimento da ventilação pulmonar), presença de secreção pulmonar ou restrições importantes de caixa torácica, com presença de desconforto respiratório no decorrer do tempo.

Sendo assim, realizamos a manutenção e avaliação dos músculos responsáveis pela respiração em todas as sessões, com atenção ao diafragma, e os músculos entre as costelas.

Utilizamos aparelhos específicos para avaliação da capacidade funcional dos músculos respiratórios, como o Manovacuômetro.

Em estágios mais avançados, o uso da ventilação não invasiva ou um aporte de oxigênio, é muito importante para o repouso da musculatura durante o dia, e durante o sono, com conseqüente melhora do conforto do paciente ao respirar, evitando a falta de ar e fadiga muscular. Este tipo suporte ventilatório só pode ser utilizado, frente a uma avaliação médica e indicação de um fisioterapeuta.

Salientamos que a participação da familia é fundamental para uma boa evolução do quadro, tanto na parte psicológica com apoio emocional, fazendo que o paciente aceite suas limitações, quanto na participação na fisioterapia, com os exercícios que os próprios familiares podem realizar com o paciente.

Entre em Contato!