Recuperação pós cirurgia abdominal

O sucesso da cirurgia abdominal não depende apenas de um bom cirurgião, mas também do acompanhamento e dos cuidados pré e pós-operatórios. Dentre os cuidados pós-operatórios, a fisioterapia é um dos mais importantes, pois acelera o processo de recuperação, previne complicações comuns e ainda traz uma melhora na textura da pele e redução do edema.

De acordo com uma avaliação cuidadosa do estado da pessoa, da cicatriz, do tipo de cirurgia que foi feita e de outros fatores, o fisioterapeuta escolhe os melhores procedimentos a serem adotados para auxiliar na recuperação do paciente.

Dentre os procedimentos fisioterapêuticos que podem ser adotados nesses casos, estão:

Ultrassom: muito utilizado na fase inflamatória com a finalidade de reabsorver os hematomas, diminuindo as chances de formações fibróticas e melhorando a nutrição celular.

Drenagem linfática: pode ser iniciada 48 horas após a cirurgia. A drenagem evita a retenção de líquidos e ativa a circulação, ajudando a eliminar as dores e diminuindo o edema pós-cirúrgico.

Exercícios respiratórios e trabalho de reeducação diafragmática: através de exercícios respiratórios são trabalhados tanto o diafragma, como a ventilação das bases pulmonares, que ficam comprometidas no pós cirúrgico, devido a dor e a insegurança do paciente, frente a limitação causada pela sutura. Esse trabalho pode ser complementado com Incentivadores Respiratórios (Respiron) ou aparelhos de Pressão Positiva (CPAP), em casos mais graves.

Se você pensa em fazer uma cirurgia abdominal, deve se programar também para ter um acompanhamento fisioterapêutico. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco aqui.