Osteoporose: o que é?

Doença metabólica e sistêmica, a osteoporose acomete todos os ossos do corpo e se caracteriza pela rarefação dos mesmos, normalmente causada por degeneração ou envelhecimento ósseo.

Essa degeneração acontece porque os ossos, estruturas vivas que precisam ser mantidas saudáveis e se remodelando constantemente, ficam mais frágeis e quebradiços ao longo dos anos, apresentando deficiência de cálcio. Se essa remodelação não ocorre, os ossos ficam cada vez mais fracos e finos, aumentando a chance de fratura.

Mais comum dos 60 anos em diante, a osteoporose é também chamada de “doença da velhice”. Mulheres são as principais acometidas pela patologia, pois possuem ossos mais finos e leves que os homens, tendo essa porcentagem aumentada por conta da menopausa, época em que a deficiência de cálcio é maior.

Por não causar sintomas aparentes, a doença é conhecida como “silenciosa”, e só pode ser descoberta (se o exame regular não for feito) quando o paciente sofre algum trauma. Por isso, é extremamente indicado que a densitometria óssea seja realizada anualmente, em especial para os maiores de 65 anos.

Na Homefisio, fazemos um trabalho voltado ao fortalecimento muscular do membro afetado, visando o reforço da estrutura muscular peri-óssea e a minimização do estresse físico para o paciente, sempre respeitando a limitação articular de cada um.