Dicas para cuidar de uma pessoa acamada

Além dos cuidados básicos de higiene, que envolvem banhos, escovação dos dentes, corte das unhas e trocas de roupa, para evitar inflamações, infecções e outros tipos de contaminação, a preocupação prioritária na hora de cuidar de uma pessoa acamada, é garantir o seu conforto.

Confira algumas dicas:

Todos os dias averigue se há o surgimento de qualquer tipo de manchas, bolhas ou feridas na pele do paciente. Se aparecer, já inicie o tratamento adequado para que não se agrave;

Vire a pessoa, para que ela mude de posição, de preferência a cada 2 horas. Como ela tem pouca ou nenhuma mobilidade, ficar na mesma posição pode desencadear o surgimento de escaras na pele;

Se a roupa de cama estiver molhada por algum motivo, troque-a imediatamente, pois isso pode provocar muito incômodo, além de promover o acúmulo de bactérias e fungos;

Use travesseiros como apoio para as costas e as pernas do paciente e deixe as roupas de cama bem esticadas, para que suas dobras não incomodem a pessoa;

Procure deixar a pessoa levantada na cama em alguns momentos durante o dia, promovendo o convívio social. Deixe que ela assista televisão, ouça músicas e leia livros e notícias (positivas) para ela.

IMPORTANTE: As trocas do paciente da cama para poltronas ou cadeiras, devem ter orientação de um Enfermeiro ou Fisioterapeuta, para que seja seguro e sem causar lesão tanto no paciente, como no esforço do cuidador.

A Homefisio conta com profissionais altamente capacitados para atender pacientes com qualquer necessidade fisioterápica, inclusive no sistema homecare. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui.