Cuidados com a tendinite

A tendinite é o nome dado a lesão e/ou inflamação sofrida pelos tendões. Os tendões são fibras resistentes que ficam entre os nossos músculos e ossos, eles estão presentes em todas as partes do nosso corpo e tendem a inflamar causando dores crônicas ou agudas. Geralmente a tendinite ocorre devido ao demasiado uso dos tendões, chamada de causa mecânica, ou devido a algumas toxinas que estão no organismo e má alimentação, onde é chamada de causa química.

O diagnóstico da tendinite geralmente é feito através de tomografia ou ressonância magnética. Se a tendinite demorar a ser diagnosticada, o tratamento não for feito e o indivíduo continuar usar a articulação em excesso há possibilidades do tendão se romper, onde pode ser preciso a realização de um cirurgia.

O tratamento da tendinite vai depender muito da gravidade da lesão, porém em todos os casos a primeira atitude a ser tomada é a interrupção ou a diminuição dos movimentos na região onde ela está localizada. A fisioterapia também é muito importante no período de recuperação, ela pode ajudar no alongamento e fortalecimento do músculo. Após, 20 sessões em média os resultados devem começar a dar resultados. Além disso, ter uma alimentação correta também pode ajudar no tratamento, incluindo na dieta alimentos que possuem nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes.

A Homefisio conta com profissionais altamente capacitados para atender pacientes com qualquer necessidade fisioterápica, inclusive no sistema home care. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por aqui.